sábado, 26 de maio de 2007

Roseta à TVI: "É tempo de arrumar a casa"

Em entrevista dada ontem ao Jornal Nacional da TVI, a candidata anunciou um movimento de recolha de reclamações.
Helena Roseta avisa os lisboetas que a cidade não está em «tempo dos grandes projectos». «É tempo de arrumar a casa», diz a candidata independente à Câmara Municipal de Lisboa.
A candidata recusa avançar se a Câmara precisa ou não de despedir funcionários, mas sempre vai dizendo que «é preciso analisar a situação». E acrescenta, desde já, os critérios que devem ser impostos: «assessores políticos, não. Competências técnicas, sim».
Helena Roseta diz-se disponível para entendimentos pós-eleitorais, desde que com pessoas «com ideias convergentes». «Vou propor um programa de emergência e a Câmara Municipal de Lisboa tem de ter um Governo de emergência, com todas as forças políticas que queiram governar», explica.
Candidatou-se, diz, porque a cidade «estava numa situação de declínio» e fica «satisfeita» que Carmona Rodrigues também tenha tido oportunidade de avançar. Porquê? «Porque uma pessoa que esteve a trabalhar dois anos tem toda a legitimidade para querer saber a avaliação que os eleitores fazem do seu trabalho», responde.
Quanto à questão do novo aeroporto de Lisboa, Roseta lamenta e acha «inconcebível que o Governo central tenha tomado uma decisão destas sem ouvir a Câmara de Lisboa» e confessa-se «contente» de ouvir António Costa concordar com ela. Não é a opção pela Ota que a preocupa, garante. «O que me preocupa é a decisão [sem ouvir a Câmara]», diz.
Espaço, na entrevista à TVI, para uma crítica feroz aos partidos políticos. «Todos!». «São muito antiquados na maneira de trabalhar. São muito fechados», explica.

Fonte: http://www.tvi.iol.pt

5 comentários:

Anónimo disse...

Claravidente como sempre Helena Roseta nâo desilude.Mais do antiquados os partidos são insuportalmente Máquinas de Propaganda ,de Compadrios de Amiguismos,já só se sabem governar-se! A oposiçao estará na rua serena e atenta! Lisboa pode com Roseta ser um exemplo para o país! Valha -nos essa utopia!

Tiago R. disse...

Cuidado com esse rumo de "democracia anti-partidos" que pode abrir o caminho a todo o tipo de populismos autoritários (não é obviamente o caso de HR).
A participação cidadã deve ser valorizada, sim, inclusive através de participação nos órgãos de poder.
Mas os partidos (como conjuntos auto-organizados de pessoas) são e serão fundamentais na nossa democracia.
Talvez o problema esteja mais nestes dois partidos (por onde andou HR) que nos têm governado.
Cuidado com as árvores e com a floresta!

Anónimo disse...

EU DISTNGO NÂO SE PREOCUPE!O QUE EU NÂO ACEITo SÂO iSSO MESMO OS COMPADRIOS QUE CONHEÇO AOS MONTES. LEIA O DIÀRIO da Republica e veja como se arranjam as coisaS ! COMO AS ÈLITES DESTE PÀIS SÂO .... E PROVINCIANAS, HAVERIA ALGUM MAL EM SÒcrates SE ASSUMIR COMO NÂO SENDO ENG. DE CERTO , Concordará comigo! NÂO SOU CONTRA OS PARTIDOS ;MAS CONTRA ESTES
SOU! INFELIZMENTE È Ò QUE TEMOS ! E NÂO LHE VOU DIZER MAIS NADA PORQUE DISPENSO CUIDADOS!

Tiago R. disse...

então, ainda bem que estamos de acordo em falar claro: trata-se do PS e do PSD.
Não seja injusto para quem sempre lutou contra este rotativismo corrupto.!

Anónimo disse...

EU não sou injusto,esclarecem-me a conciência e factos.QUANTAS OU QUE ALIANÇAS FEZ COM O CDS. Muito haveria a explicar!
cordialmente!